terça-feira, 10 de julho de 2012


Como cuidar da saúde no inverno?


Nesta época do ano, o clima seco e as mudanças bruscas de temperatura favorecem o aparecimento de diversas complicações. Vírus e bactérias são os grandes vilões que atacam o organismo causando quadros de gripe, resfriado, amigdalite, tosse alérgica, entre outros, originando desconfortos físicos além de desequilíbrios e perturbações mentais/emocionais. Além disso, é importante que não se deixem agravar para manifestações mais graves como bronquite, crises de asma, pneumonia, rinite e sinusite.
Para manter a saúde em harmonia e equilíbrio, não apenas no inverno, torna-se fundamental que haja prevenção primária, onde se previne o aparecimento de doenças que ainda estão ausentes no organismo. 

Saiba quais as melhores técnicas você pode garantir ótima manutenção e recuperação da saúde:

1. PEDILÚVIO
 
Popularmente conhecido como “escalda-pés”, o pedilúvio é uma técnica voltada para promover a ativação da circulação periférica favorecendo o retorno venoso, sendo assim uma ótima terapia indicada nos casos de insônia, cansaço, ansiedade, estresse, dor de cabeça, tensão muscular, problemas respiratórios, inchaço, entre outros. Inserida na prática de hidroterapia, o pedilúvio utiliza os benefícios da água como forma de obter o bem-estar, e ainda pode-se adicionar ervas medicinais e óleos essenciais com propriedades terapêuticas afim de potencializar os resultados. A técnica tem duração de 20 minutos e a água é aquecida em temperatura de 38° a 40°C. 


2. REFLEXOLOGIA PODAL AROMÁTICA

A técnica é um tipo de massagem com pressões sobre os pés, afim de estimular os pontos reflexos para promover uma ação reflexa neurológica, regulando as funções corporais fisiológicas e proporcionando equilíbrio mental-emocional. Juntamente com a Aromaterapia, a Reflexologia Podal é muito eficaz para reparação do sono, eliminação de toxinas, dores na coluna, inchaço, enxaqueca, enfim, a estimulação permite a recuperação gradativa do bem-estar, sendo muito eficaz na diminuição dos desconfortos de sintomas patológicos.


3. SHIATSO

Técnica antiga muito utilizada no Oriente para tratamentos e promoção de saúde, sendo também um método preventivo. A Shiatsoterapia consiste no processo de harmonização do corpo físico e emocional através de pressões ritmadas ao longo do trajeto dos meridianos (canais de energia) promovendo qualidade no seu potencial energético, harmonizando as funções fisiológicas do corpo.


4. FITOTERAPIA: CHÁS

O uso de chás para fins medicinais têm aumentado cada vez mais devido ao interesse das pessoas em tratar doenças através dos princípios ativos naturais dos mesmos. Em épocas como no inverno é importante que as plantas sejam usadas, ainda mais em forma de chá, por nos proporcionarem melhora no sistema imunológico aumentando as defesas do organismo e melhorarem nosso estado em geral por abrangerem uma série de princípios ativos capazes de tratar certas doenças, e ainda aquecem o nosso dia.


          Além dessas técnicas, outras opções essenciais são a de beber bastante líquido, praticar exercícios regularmente, ter uma alimentação balanceada, receber técnicas como massagem com pedras quentes,  abhyanga (clássica ayurvédica), massagem relaxante, também promovem equilíbrio para os corpos físico, mental/emocional e energético, atuando de maneira positiva na prevenção de doenças e enfermidades neste inverno.




by Vivian E. Rampim   - Naturóloga

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial