quarta-feira, 26 de junho de 2013


 
 
 
Adie o envelhecimento 
Descubra como e porque o açúcar pode acelerar o processo de envelhecimento 

Que fatores como estresse, exposição excessiva aos raios ultravioletas, cigarro e poluição são agentes que aceleram o processo de envelhecimento, muita gente já sabe. Mas descobriu-se mais um inevitável vilão destes temidos efeitos da idade: o açúcar! A informação foi divulgada no 68º Encontro Anual da Academia Americana de Dermatologia, realizado recentemente nos Estados Unidos. 
 
Sim, aquele delicioso brigadeiro após o almoço contribui para a flacidez da pele, dos cabelos e até das unhas. Em excesso no organismo, o açúcar liga-se às proteínas em um processo conhecido como glicação. Essa junção forma moléculas que danificam as de elastina e colágeno, responsáveis pela firmeza da pele. 
 
Além disso, o açúcar ainda pode agravar doenças como aterosclerose, diabete e mal de Alzheimer. Não se trata de cortar radicalmente a ingestão de doces, mas controlá-la para viver mais e melhor com sua beleza e saúde. 
 
Mas não pense que apenas os doces possuem açúcares em sua composição. “Todo alimento, no final da quebra de suas moléculas na digestão, transforma-se em diferentes tipos dele”, explica a consultora técnica e farmacêutica da Biotec Dermocosméticos, Mika Yamaguchi. Confira a tabela com o índice glicêmico de vários deles que consumimos diariamente. 
  
Funciona da seguinte forma: se o alimento tiver um grau de IG acima de 60, é porque seu açúcar age com muita rapidez no organismo, então deve ser evitado. Se estiver abaixo, sua ingestão é mais recomendada. 



 
 * Glicação - Envelhecimento Intrínseco 


*A glicação ocorre quanto temos um excesso de açúcar no organismo oriundo de açúcares e outros carboidratos que geram alto índice glicêmico, causando danos às proteínas (elastina e colágeno) por meio de ligações cruzadas (crosslinking), os quais produzem novas moléculas denoninadas Advandec Glycation End Products (AGES). O acúmulo dos AGES ocorre em várias partes do organismo, incluindo o tecido cutâneo, nervoso, vascular, renal e cardíaco, podendo ocorrer dentro ou fora da célula, no compartimento extracelular. Com este fenômeno temos o desencadeamento da aceleração do envelhecimento cutâneo + comprometimento na hidratação. 






Consequências resultantes do Envelhecimento intrínseco (Teoria da Glicação) - A.G.E.s 

. Glicose reage com as proteínas; 
. A reação ocorre mesmo quando na presença de níveis normais de glicose; 
. É a principal causa de complicações graves em pacientes diabéticos; 
. Formação de cross-links irreversíveis entre moléculas de proteína; 
. Leva à perda da elasticidade da pele, característica da pele envelhecida 


Anti-Glicante 

*Os ANTI-GLICANTES atuam na prevenção e como tratamento de diversas desordens metabólicas e doenças associadas ao envelhecimento sistêmico, os objetivos e agir no "rearranjo" das etapas iniciais do processo de glicação. Exemplo de substância anti-glicante : 

*Alistin : Peptidomimético da carcinina que tem a capacidade de proteger o DNA e as proteínas (antiglicante e desglicante), sendo um excelente varredor de radicais livres e carboxílicos. 

Principais Benefícios: antiglicante; antioxidante universal; protege o DNA celular; ação anti cross-linking” das proteínas. 
 


*Agora que você já tem certeza de que o açúcar acelera o envelhecimento da pele, pode lutar contra este efeito. A dica para contra-atacar é, além de manter uma dieta pobre em açúcar e alimentos com alto índice glicêmico, investir naqueles que tenham itens antiglicantes, como o alho, cebola e romã. Apesar de ser difícil trocar um brigadeiro por uma romã, à longo prazo vale a pena. Com atividade física regular, uma dieta saudável e o uso frequente de filtro solar, você consegue manter a sua pele linda e jovem por muito mais tempo.

Letícia Silva Alves

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial