quarta-feira, 19 de junho de 2013

MELASMA

É um distúrbio caracterizado pelo aumento na pigmentação que ocorre devido à hiperfunção do melanócito, célula responsável pela produção da melanina, originando manchas simétricas que variam a tonalidade, indo do marrom claro ao mais escuro.
 Sua formação está relacionada, principalmente, às características genéticas, alterações hormonais, tais como gravidez ou uso de anticoncepcionais, e exposição excessiva ao sol.
Classifica-se :

 - Epidérmico: o depósito de melanina ocorre nas camadas basais e supra basais da epiderme e, ocasionalmente entre as células da camada córnea.
 - Dérmico: observam-se macrófagos carregados de melanina com arranjo perivascular na derme superficial e profunda.
 - Misto: os dois podem coexistir no mesmo tecido.
 - Efélides ou sardas: manchas castanho claras que aparecem na infância, após exposição solar. Tem freqüentemente caráter hereditário aparecendo em particular em indivíduos ruivos.
 - Melanose solar : manchas marrons variando de claras a escuras que surgem no dorso das mãos e antebraços em indivíduos com mais de 40 anos. Por ser o sol o fator desencadeante fundamental deve-se fazer o uso constante de filtros solares em qualquer caso de hiperpigmentação.

Tratamento
O tratamento desta condição cutânea consiste em um cuidado constante com o a exposição solar por meio de filtros e bloqueadores solares que devem ser reaplicados ao longo do dia. São usados tratamentos tópicos diariamente em casa e a terapia pode ser complementada em cabine com a realização de procedimentos como os peelings químicos..
         
















                                                                          Acromia


Ausência total de melanina em determinada região da pele. 


Leucodermia caracteriza-se por manchas brancas, pequenas, de 1 a 5 mm,causada pelo ação acumulativa da radiação solar  de forma prolongada e repetida ao longo da vida, provocando alterações nos melanócitos .



O vitiligo parece ocorrer quando as células imunológicas destroem as células que produzem a melanina . Acredita-se que essa destruição ocorre por um problema autoimune, mas a causa é desconhecida.


 Mayara Souza



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial