quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Sabe-se que água é algo fundamental para a vida. Pois exerce varias funções em nosso organismo.

O corpo humano é composto cerca de 60 - 75 % de água, ou seja, todo funcionamento do mesmo depende dela. A ingestão de água traz benefícios como, distribuir nutrientes pelos órgãos, ajudar na eliminação de toxinas e retenção de líquidos, regular a temperatura corporal, melhorar as funções dos rins, bexiga, sistema circulatório, intestino além de promover a hidratação da pele. Por isso se houver falta desse liquido no organismo poderá haver muitas complicações.

Agua para Manipulação

Dependendo da composição química e procedência da manipulação influi de alguma forma, sobre o organismo humano.

Ela pode refrescar provocar queimaduras cutâneas pelo excesso de frio ou calor, bem como fazer parte de grande maioria de grandes formulações cosméticas, sendo ela uma das principais matérias primas dos cosméticos.

Tratamento realizado para utilização da agua em produtos cosméticos.

Para ser um bom produto é preciso ter agua de qualidade com as seguintes características.

      Ser estéril

      Destilada

      Desmineralizada

      Não conter eletrólitos

      Não conter resíduos de materiais pesados

Pele

A pele é um dos maiores órgão do corpo humano. É responsável pelo tato, meio de eliminação de toxinas, produção de melanina e proteção e um meio de contato do corpo com o mundo externo.

Esta dividida em três camadas epiderme, derme e hipoderme.


      Epiderme - A epiderme, camada mais externa da pele, é constituída por células epiteliais, melanócitos que produzem o pigmento que dá cor à pele, folículos pilos sebáceos e glândulas sudoríparas.

 Está dividida em cinco camadas onde ocorre um processo constante de renovação celular.



 

      Derme – Camada de sustentação da epiderme, responsável pela resistência e elasticidade da pele. Constituída por fibras proteicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, glândulas, musculo eretor do pelo e nervos.

      Hipoderme - Tecido celular subcutâneo, é parte mais profunda da pele. Rico em células que armazenam gordura.

Manto hidro lipídico

Resulta na combinação do suor, lipídios, 99 % de agua e NMF (fator natural de hidratação). Essa mistura é hidratante natural da pele. Quando o manto hidro lipídico sofre algum desequilíbrio ocorre à desidratação da pele.

 

Fatores que causam a desidratação:

 Substâncias químicas sabonetes, detergentes, Álcool, Desidratação orgânica, Patologias cutâneas, Luz solar (UV) e Envelhecimento.

Caracteristicas de Pele desidratada

A pele desidratada se caracteriza pelo aspecto ressecado, quebradiço e sem brilho. Sua textura é áspera com rugas e sulcos mais visíveis. Estes aspectos resultam da perda de água da pele para o meio ambiente. Alterações hormonais (hipotireoidismo e menopausa), vento, ar condicionado, frio e banho quente podem acentuar o aspecto ressecado da pele.




      Hidratação cutânea

É realizado através da fixação da água sobre o manto hidro lipídico, deixando a pele macia e sem ressecamento.

Mecanismos de hidratação:

      Oclusão: São utilizadas substancias que fazem a oclusão da agua já presente na pele, pela formação de um filme protetor gorduroso que impede a evaporação de água; Ex. vaselinas, silicones, lanolina.

      Umectância: uso de substâncias capazes de reter água do ambiente e ou superfície da pele; Ex. glicerina, propilenoglicol, sorbitol

      Hidratação Ativa: uso de substancias que levam diretamente a agua para pele.

 

Para manter a pele hidratada

 Evitar exposição solar excessiva e sem proteção, evitar o uso de sabonetes inadequados, usar tônicos livres de álcool, beber aproximadamente dois litros de água por dia, fazer uso de cosméticos hidratantes como, por exemplo, a linha Acqua Derme - Valmari.
 
 
Mayara Souza
 

 

 


 

 


 

 

 

 

 

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial