terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Drenagem pré e pós – operatória

O que é drenagem linfática?
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar melhor, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos.
A linfa é o líquido existente nos vasos e nos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.
A principal função da drenagem linfática é auxiliar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.
Então uma primeira coisa pode ficar bem clara: a massagem drenagem não emagrece. Isso quer dizer que não se perde gordura através da massagem, mas se as medidas mais cheinhas são causadas por acúmulo de liquido, aí sim pode haver uma redução das medidas.
Já se o problema for celulite (que é uma inflamação do espaço ao redor das células adiposas que não diz respeito a aumento de gordura, embora esteja muito relacionada à obesidade) a drenagem  linfática funciona mais como uma técnica preventiva já que ela evita que esse excesso de água cause uma inflamação no tecido gorduroso, mas ela, sozinha, não acaba com a celulite.

Como é que o nosso corpo fica tóxico?

·         Medicamentos com ou sem prescrição médica
·         Dieta e alimentação desequilibrada
·         Álcool
·         Tabaco
·         Stress
·         Falta de exercício físico
·         Ambiente poluído
·         Doenças crônicas
·        A vida moderna!







Sinais e indicadores de toxicidade:
·         Pouca energia
·         Necessidade e apetite de açúcares
·         Dependência de estimulantes como os cigarros ou café
·         Mudanças de humor
·         Depressão
·         Má memória
·         Aumento de peso
·         Problemas na pele

Quando começa a fazer um tratamento de drenagem linfática manual vai ter vários benefícios como já falamos, incluindo uma pele mais viva, um sistema imunitário fortalecido e mais vitalidade e energia. Todos estes benefícios acabam por ser um aumento na sua energia e vitalidade, que influenciam a sua capacidade de cicatrizar, curar e fortalecer o seu corpo, aumentando as suas defesas para doenças do futuro.


Drenagem pré operatória
Antes de qualquer processo cirúrgico é muito interessante que o organismo esteja o mais purificado possível, diminuindo a probabilidade de complicações pela presença de alguma toxina. A drenagem linfática pré operatória elimina o que pode ser nocivo durante uma cirurgia, que é sempre uma situação de maior vulnerabilidade do indivíduo. Menos desconforto, menos dores, recuperação mais rápida... a drenagem, se feita com profissional competente, só tem a ajudar na melhora e também na obtenção dos resultados! 

Drenagem pós operatória
Algumas cirurgias precisam de um acompanhamento pós-operatório intenso, para que não haja efeito colateral ou problemas. Normalmente em cirurgias estéticas é necessário que a paciente passe por várias sessões de drenagem linfática, uma massagem própria para o pós-operatório e também para a eliminação de gordura.
Lipoaspiração e abdominoplastia são as principais cirurgias que requerem a drenagem nos dias após o procedimento cirúrgico. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona a drenagem pós operatória, mas é algo bem simples e que deve ser feito por profissionais da área. A drenagem é feita para que a circulação seja ativada e para que a  região tenha mais atividade. Devido à lipoaspiração ou outras cirurgias na região abdominal, as células e placas podem ficar paradas, causando inchaço, deformidades e muito mais. Por esses e outros motivos é que a drenagem é indispensável.
Essa é uma técnica que proporciona a redução de líquidos acumulados no organismo. O ato cirúrgico causa agressões ao organismo, como o inchaço, cicatrizes, hematomas e muito mais. Por isso é preciso tomar algumas medidas no pós-operatório, como a drenagem por exemplo. A massagem deve ser feita exclusivamente por profissionais especialistas no assunto, como esteticistas, e fisioterapeutas.
A drenagem linfática pós-operatório distribui este líquido excedente para os gânglios e com isso diminui o inchaço da região operada, além de ajudar a reabsorção de hematomas acelerando o processo de cicatrização do corpo diminuindo o risco de infecções secundárias
Quanto tempo depois de operada posso fazer a drenagem linfática?
Como resposta do processo cirúrgico há edema e imobilidade do paciente, por isso a drenagem deve ser iniciada o mais breve possível após a cirurgia.
O número de sessões dependerá da necessidade individual de cada paciente.

Tenho varizes. Posso fazer Drenagem linfática?

A drenagem linfática está indica para casos de microvarizes ou telangiectasia por se tratar de uma deficiência do sistema circulatório.
Já as varizes mais calibrosas é preciso que o paciente se submeta a exames para avaliar se há ou não presença de trombos.
A DLM Ajuda no alívio dos sintomas como cansaço nas pernas, dor, retenção de líquidos.
Em caso de cirurgia vascular, a drenagem tem como objetivo no pré-operatório estimular a circulação arteriovenosa para evitar riscos de necrose. E no pós operatório tornar a vascularização mais abundante e funcional.

Depois da Drenagem Linfática

Muitas vezes as pessoas que fazem uma drenagem linfática não sentem os efeitos do tratamento imediatamente, isto quer dizer que o corpo está a utilizar toda a sua energia para eliminar todas as toxinas extras que foram inseridas no sistema circulatório devido ao aumento do fluxo linfático.
Além de todas as indicações já citada, ativa o sistema vegetativo, aumentando a sensação de relaxamento, ajudando a combater o stress, proporciona regeneração e defesa dos tecidos, aumentando a eliminação de toxinas por diurese em até 24 horas. Nesta altura é importante beber mais água e evitar a cafeína, álcool, tabaco e comidas pesadas de forma a deixar o organismo completar este processo de desintoxicação.


Ariane Assis

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial