sexta-feira, 27 de julho de 2012

Cereais Integrais


Os cereais integrais, além de trazerem mais saúde para o consumidor, trazem também mais sabor aos alimentos.

As fibras, presentes na forma integral, ajudam a reduzir os níveis de colesterol, diminuem o risco de doenças cardíacas e facilitam o trânsito intestinal.

Outro benefícios desses alimentos é que eles proporcionam uma sensação de saciedade muito maior e possuem níveis altos de vitaminas do complexo B e minerais como ferro, magnésio e selênio.

Vamos conhecer mais cereais integrais?

Amaranto: contém alto teor de proteínas e aminoácidos essenciais.

                                   

Painço: deve ser tostado antes de ser ingerido e é muito utilizado em países asiáticos.

                                

Triticale: a quantidade de proteínas presente nesse alimento é mais alta do que na soja.

                                 

Arroz selvagem: é uma semente de uma planta aquática.

                                                  




sexta-feira, 20 de julho de 2012

Alimentação Funcional


Os alimentos funcionais são aqueles que contem nutrientes que fornecem benefícios à saúde, para a prevenção ou tratamento de doenças.

Para que eles façam suas funções, em sua composição são encontrados compostos bioativos, com a capacidade de atuar no metabolismo, prevenindo o surgimento de doenças.

Essas substâncias são encontradas em alimentos como:

  • Azeite de oliva

O azeite de oliva possui um tipo de gordura "boa", chamada de ácido graxo monoinsaturado e tem efeito protetor sobre cânceres de mama e próstata. Mas lembre-se que o azeite de oliva deve ser consumido cru, ou seja, sem aquecer, para não perder suas propriedades. Use-o para temperar saladas ou para colocar por cima da comida já pronta.

  • Peixes de água fria
Os peixes de água fria possuem outra gordura "boa", chamada de ômega-3 e tem efeito protetor de doenças cardiovasculares.

  • Óleos vegetais (canola, milho e girassol)
Os óleos vegetais possuem o ômega-6, que também protege o coração e o sistema circulatório.

  • Gergelim e semente de girassol
Esses alimentos possuem os fitoesteróis, que agem na redução do colesterol e também auxiliam no controle dos sintomas da TPM.

  • Soja
A soja possui os fitoestrógenos e auxiliam nos sintomas da menopausa, diminuem o risco de câncer de próstata e mama, além de terem papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares.

                                           



terça-feira, 17 de julho de 2012

O Peixe e Os Frutos do Mar na Alimentação

Para que os peixes tragam todos os benefícios para a alimentação, eles devem ser escolhidos, conservados e preparados com segurança e higiene. Peixes contaminados podem causar diversos tipos de intoxicação alimentar, variando os sintomas de acordo com o tipo de bactérias e o estado fisiológico e patológico das pessoas que consumirem. Crianças e idoso são grupos populacionais mais propensos a desenvolverem sintomas mais graves. Os mais comuns são diarreia e vômito. 

Outro alimento que merece bastante atenção e cuidado quanto à higiene é o camarão. É um alimento rico em proteínas, cálcio, ferro, iodo e zinco, além de vitaminas do complexo B, mas apresenta grandes quantidades de colesterol, além de ser alergênico para um número grande de pessoas.

A carne bovina, suína e as aves são, também, fontes de proteínas. Para se obter uma alimentação equilibrada, é recomendado que durante a semana, os alimentos sejam consumidos de forma alternada. Por exemplo, um dia carne vermelha, um dia carne de ave, outro dia peixe. Desse modo conseguimos diminuir a quantidade de gordura ruim da dieta.

                                            

terça-feira, 10 de julho de 2012

Propriedades do Alho


O alho é conhecido pelas suas propriedades medicinais desde os tempos antigos. Na antiga China e na Índia era utilizado para diminuir a coagulação sanguínea, e no Egito e na Grécia era considerado afrodisíaco. Mas foi só no século XIX que Louis Pasteur, cientista francês, mostrou que ele também tem efeitos anti-infecciosos.

Estudos recentes mostram que a alicina, substância presente no alho, tem efeitos na redução do colesterol e pressão arterial. Lembre-se que esse composto só é librado quando o alho é esmagado.

O mecanismo pelo qual o alho tem esses efeitos pode estar ligado à seu papel antioxidante, combatendo os radicais livres, que são oxidantes e prejudicam o funcionamento das células e tecidos.

Para que o alho tenha algum efeito sobre a saúde, deve ser consumido 2 dentes todo dia.

Uma sugestão são as cápsulas de alho ou para os mais corajosos, deixar o alho macerado em copo com água de um dia para o outro e ingerir a água pela manhã em jejum.







Como cuidar da saúde no inverno?


Nesta época do ano, o clima seco e as mudanças bruscas de temperatura favorecem o aparecimento de diversas complicações. Vírus e bactérias são os grandes vilões que atacam o organismo causando quadros de gripe, resfriado, amigdalite, tosse alérgica, entre outros, originando desconfortos físicos além de desequilíbrios e perturbações mentais/emocionais. Além disso, é importante que não se deixem agravar para manifestações mais graves como bronquite, crises de asma, pneumonia, rinite e sinusite.
Para manter a saúde em harmonia e equilíbrio, não apenas no inverno, torna-se fundamental que haja prevenção primária, onde se previne o aparecimento de doenças que ainda estão ausentes no organismo. 

Saiba quais as melhores técnicas você pode garantir ótima manutenção e recuperação da saúde:

1. PEDILÚVIO
 
Popularmente conhecido como “escalda-pés”, o pedilúvio é uma técnica voltada para promover a ativação da circulação periférica favorecendo o retorno venoso, sendo assim uma ótima terapia indicada nos casos de insônia, cansaço, ansiedade, estresse, dor de cabeça, tensão muscular, problemas respiratórios, inchaço, entre outros. Inserida na prática de hidroterapia, o pedilúvio utiliza os benefícios da água como forma de obter o bem-estar, e ainda pode-se adicionar ervas medicinais e óleos essenciais com propriedades terapêuticas afim de potencializar os resultados. A técnica tem duração de 20 minutos e a água é aquecida em temperatura de 38° a 40°C. 


2. REFLEXOLOGIA PODAL AROMÁTICA

A técnica é um tipo de massagem com pressões sobre os pés, afim de estimular os pontos reflexos para promover uma ação reflexa neurológica, regulando as funções corporais fisiológicas e proporcionando equilíbrio mental-emocional. Juntamente com a Aromaterapia, a Reflexologia Podal é muito eficaz para reparação do sono, eliminação de toxinas, dores na coluna, inchaço, enxaqueca, enfim, a estimulação permite a recuperação gradativa do bem-estar, sendo muito eficaz na diminuição dos desconfortos de sintomas patológicos.


3. SHIATSO

Técnica antiga muito utilizada no Oriente para tratamentos e promoção de saúde, sendo também um método preventivo. A Shiatsoterapia consiste no processo de harmonização do corpo físico e emocional através de pressões ritmadas ao longo do trajeto dos meridianos (canais de energia) promovendo qualidade no seu potencial energético, harmonizando as funções fisiológicas do corpo.


4. FITOTERAPIA: CHÁS

O uso de chás para fins medicinais têm aumentado cada vez mais devido ao interesse das pessoas em tratar doenças através dos princípios ativos naturais dos mesmos. Em épocas como no inverno é importante que as plantas sejam usadas, ainda mais em forma de chá, por nos proporcionarem melhora no sistema imunológico aumentando as defesas do organismo e melhorarem nosso estado em geral por abrangerem uma série de princípios ativos capazes de tratar certas doenças, e ainda aquecem o nosso dia.


          Além dessas técnicas, outras opções essenciais são a de beber bastante líquido, praticar exercícios regularmente, ter uma alimentação balanceada, receber técnicas como massagem com pedras quentes,  abhyanga (clássica ayurvédica), massagem relaxante, também promovem equilíbrio para os corpos físico, mental/emocional e energético, atuando de maneira positiva na prevenção de doenças e enfermidades neste inverno.




by Vivian E. Rampim   - Naturóloga

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Benefícios da Água de Coco


A água de coco, líquido extraído do interior do coco, tem um valor nutritivo que varia de acordo com o estágio de maturação da fruta, mas de maneira geral é rica em potássio, sódio, fósforo e colo - sais minerais.

Uma unidade média de coco verde (300ml) tem:

54 calorias
12g de carboidratos
0,4g de proteínas
0,4g de gorduras

A água de coco é a única bebida isotônica natural. Quando há perda de sódio e potássio pela urina e pele, esta bebida recupera rapidamente o que foi eliminado.