segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


Protetor Solar

 

      O Protetor Solar é indispensável nos dias de hoje, pois garante a prevenção de manchas e até do câncer. Nas altas temperaturas como as do verão a exposição aos raios ultravioletas é mais intensa, existe dois tipos de raios, a UVA que acelera o envelhecimento da pele e o UVB que é o causador do câncer.

        A camada de ozônio consegue bloquear 5%da radiação UVA e 95% dos raios UVB. Pessoas com peles claras, sardentas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros devem ter um cuidado redobrado com a pele, pois sofrem mais com os danos causados pelo sol como por exemplo vermelhidão e fotoenvelhecimento (rugas causadas pelo acumulo de sol na pele).

        O excesso de sol pode provocar queimaduras, desidratação, envelhecimento precoce, flacidez e os terríveis Melasmas, que são aquelas manchas amarronzadas que são comuns em mulheres grávidas.   

 

Como se proteger

 

       Para uma boa proteção deve- se usar dois miligramas de protetor solar para cada dois centímetros de pele, e reaplicar de duas em duas horas, devemos aplicar o protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol, pois é o tempo pra que a proteção faça efeito. E o protetor solar deve ser escolhido adequadamente a cada tipo de pele, e tonalidades. As bases desses filtros solares devem ser hipoalérgicas e, de preferencia que contenham agentes hidratantes.

 
 
Ana Carolina Gonçalves

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Drenagem pré e pós – operatória

O que é drenagem linfática?
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar melhor, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos.
A linfa é o líquido existente nos vasos e nos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.
A principal função da drenagem linfática é auxiliar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.
Então uma primeira coisa pode ficar bem clara: a massagem drenagem não emagrece. Isso quer dizer que não se perde gordura através da massagem, mas se as medidas mais cheinhas são causadas por acúmulo de liquido, aí sim pode haver uma redução das medidas.
Já se o problema for celulite (que é uma inflamação do espaço ao redor das células adiposas que não diz respeito a aumento de gordura, embora esteja muito relacionada à obesidade) a drenagem  linfática funciona mais como uma técnica preventiva já que ela evita que esse excesso de água cause uma inflamação no tecido gorduroso, mas ela, sozinha, não acaba com a celulite.

Como é que o nosso corpo fica tóxico?

·         Medicamentos com ou sem prescrição médica
·         Dieta e alimentação desequilibrada
·         Álcool
·         Tabaco
·         Stress
·         Falta de exercício físico
·         Ambiente poluído
·         Doenças crônicas
·        A vida moderna!







Sinais e indicadores de toxicidade:
·         Pouca energia
·         Necessidade e apetite de açúcares
·         Dependência de estimulantes como os cigarros ou café
·         Mudanças de humor
·         Depressão
·         Má memória
·         Aumento de peso
·         Problemas na pele

Quando começa a fazer um tratamento de drenagem linfática manual vai ter vários benefícios como já falamos, incluindo uma pele mais viva, um sistema imunitário fortalecido e mais vitalidade e energia. Todos estes benefícios acabam por ser um aumento na sua energia e vitalidade, que influenciam a sua capacidade de cicatrizar, curar e fortalecer o seu corpo, aumentando as suas defesas para doenças do futuro.


Drenagem pré operatória
Antes de qualquer processo cirúrgico é muito interessante que o organismo esteja o mais purificado possível, diminuindo a probabilidade de complicações pela presença de alguma toxina. A drenagem linfática pré operatória elimina o que pode ser nocivo durante uma cirurgia, que é sempre uma situação de maior vulnerabilidade do indivíduo. Menos desconforto, menos dores, recuperação mais rápida... a drenagem, se feita com profissional competente, só tem a ajudar na melhora e também na obtenção dos resultados! 

Drenagem pós operatória
Algumas cirurgias precisam de um acompanhamento pós-operatório intenso, para que não haja efeito colateral ou problemas. Normalmente em cirurgias estéticas é necessário que a paciente passe por várias sessões de drenagem linfática, uma massagem própria para o pós-operatório e também para a eliminação de gordura.
Lipoaspiração e abdominoplastia são as principais cirurgias que requerem a drenagem nos dias após o procedimento cirúrgico. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona a drenagem pós operatória, mas é algo bem simples e que deve ser feito por profissionais da área. A drenagem é feita para que a circulação seja ativada e para que a  região tenha mais atividade. Devido à lipoaspiração ou outras cirurgias na região abdominal, as células e placas podem ficar paradas, causando inchaço, deformidades e muito mais. Por esses e outros motivos é que a drenagem é indispensável.
Essa é uma técnica que proporciona a redução de líquidos acumulados no organismo. O ato cirúrgico causa agressões ao organismo, como o inchaço, cicatrizes, hematomas e muito mais. Por isso é preciso tomar algumas medidas no pós-operatório, como a drenagem por exemplo. A massagem deve ser feita exclusivamente por profissionais especialistas no assunto, como esteticistas, e fisioterapeutas.
A drenagem linfática pós-operatório distribui este líquido excedente para os gânglios e com isso diminui o inchaço da região operada, além de ajudar a reabsorção de hematomas acelerando o processo de cicatrização do corpo diminuindo o risco de infecções secundárias
Quanto tempo depois de operada posso fazer a drenagem linfática?
Como resposta do processo cirúrgico há edema e imobilidade do paciente, por isso a drenagem deve ser iniciada o mais breve possível após a cirurgia.
O número de sessões dependerá da necessidade individual de cada paciente.

Tenho varizes. Posso fazer Drenagem linfática?

A drenagem linfática está indica para casos de microvarizes ou telangiectasia por se tratar de uma deficiência do sistema circulatório.
Já as varizes mais calibrosas é preciso que o paciente se submeta a exames para avaliar se há ou não presença de trombos.
A DLM Ajuda no alívio dos sintomas como cansaço nas pernas, dor, retenção de líquidos.
Em caso de cirurgia vascular, a drenagem tem como objetivo no pré-operatório estimular a circulação arteriovenosa para evitar riscos de necrose. E no pós operatório tornar a vascularização mais abundante e funcional.

Depois da Drenagem Linfática

Muitas vezes as pessoas que fazem uma drenagem linfática não sentem os efeitos do tratamento imediatamente, isto quer dizer que o corpo está a utilizar toda a sua energia para eliminar todas as toxinas extras que foram inseridas no sistema circulatório devido ao aumento do fluxo linfático.
Além de todas as indicações já citada, ativa o sistema vegetativo, aumentando a sensação de relaxamento, ajudando a combater o stress, proporciona regeneração e defesa dos tecidos, aumentando a eliminação de toxinas por diurese em até 24 horas. Nesta altura é importante beber mais água e evitar a cafeína, álcool, tabaco e comidas pesadas de forma a deixar o organismo completar este processo de desintoxicação.


Ariane Assis

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Sabe-se que água é algo fundamental para a vida. Pois exerce varias funções em nosso organismo.

O corpo humano é composto cerca de 60 - 75 % de água, ou seja, todo funcionamento do mesmo depende dela. A ingestão de água traz benefícios como, distribuir nutrientes pelos órgãos, ajudar na eliminação de toxinas e retenção de líquidos, regular a temperatura corporal, melhorar as funções dos rins, bexiga, sistema circulatório, intestino além de promover a hidratação da pele. Por isso se houver falta desse liquido no organismo poderá haver muitas complicações.

Agua para Manipulação

Dependendo da composição química e procedência da manipulação influi de alguma forma, sobre o organismo humano.

Ela pode refrescar provocar queimaduras cutâneas pelo excesso de frio ou calor, bem como fazer parte de grande maioria de grandes formulações cosméticas, sendo ela uma das principais matérias primas dos cosméticos.

Tratamento realizado para utilização da agua em produtos cosméticos.

Para ser um bom produto é preciso ter agua de qualidade com as seguintes características.

      Ser estéril

      Destilada

      Desmineralizada

      Não conter eletrólitos

      Não conter resíduos de materiais pesados

Pele

A pele é um dos maiores órgão do corpo humano. É responsável pelo tato, meio de eliminação de toxinas, produção de melanina e proteção e um meio de contato do corpo com o mundo externo.

Esta dividida em três camadas epiderme, derme e hipoderme.


      Epiderme - A epiderme, camada mais externa da pele, é constituída por células epiteliais, melanócitos que produzem o pigmento que dá cor à pele, folículos pilos sebáceos e glândulas sudoríparas.

 Está dividida em cinco camadas onde ocorre um processo constante de renovação celular.



 

      Derme – Camada de sustentação da epiderme, responsável pela resistência e elasticidade da pele. Constituída por fibras proteicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, glândulas, musculo eretor do pelo e nervos.

      Hipoderme - Tecido celular subcutâneo, é parte mais profunda da pele. Rico em células que armazenam gordura.

Manto hidro lipídico

Resulta na combinação do suor, lipídios, 99 % de agua e NMF (fator natural de hidratação). Essa mistura é hidratante natural da pele. Quando o manto hidro lipídico sofre algum desequilíbrio ocorre à desidratação da pele.

 

Fatores que causam a desidratação:

 Substâncias químicas sabonetes, detergentes, Álcool, Desidratação orgânica, Patologias cutâneas, Luz solar (UV) e Envelhecimento.

Caracteristicas de Pele desidratada

A pele desidratada se caracteriza pelo aspecto ressecado, quebradiço e sem brilho. Sua textura é áspera com rugas e sulcos mais visíveis. Estes aspectos resultam da perda de água da pele para o meio ambiente. Alterações hormonais (hipotireoidismo e menopausa), vento, ar condicionado, frio e banho quente podem acentuar o aspecto ressecado da pele.




      Hidratação cutânea

É realizado através da fixação da água sobre o manto hidro lipídico, deixando a pele macia e sem ressecamento.

Mecanismos de hidratação:

      Oclusão: São utilizadas substancias que fazem a oclusão da agua já presente na pele, pela formação de um filme protetor gorduroso que impede a evaporação de água; Ex. vaselinas, silicones, lanolina.

      Umectância: uso de substâncias capazes de reter água do ambiente e ou superfície da pele; Ex. glicerina, propilenoglicol, sorbitol

      Hidratação Ativa: uso de substancias que levam diretamente a agua para pele.

 

Para manter a pele hidratada

 Evitar exposição solar excessiva e sem proteção, evitar o uso de sabonetes inadequados, usar tônicos livres de álcool, beber aproximadamente dois litros de água por dia, fazer uso de cosméticos hidratantes como, por exemplo, a linha Acqua Derme - Valmari.
 
 
Mayara Souza
 

 

 


 

 


 

 

 

 

 

 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Drenagem linfática para gestantes


As alterações fisiológicas  especificas da gravidez ocorrem principalmente devido a fatores hormonais e mecânicos, os ajustes que o organismo materno faz durante os nove meses podem gerar alguns desconfortos para  as futuras mamães.
A combinação entre drenagem linfática e gestação não poderia ser mais perfeita; essa técnica previne e trata complicações decorrentes da gestação, auxiliando no alivio de problemas circulatórios e musculares, bem como outros problemas relacionados a mudanças hormonais tais como: enxaqueca, insônia, constipação intestinal, e cansaço. E mais, a drenagem linfática proporciona um relaxamento inigualável a gestante.
Alguns benefícios do tratamento são:
1.      Estimulo da circulação venosa e linfática, reduzindo a retenção de liquido e diminuindo os inchaços típicos da gravidez, além de estimular a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação.
2.      Combate celulites e estrias.
3.      Alivia tensões e reduz dores musculares
4.      Proporciona uma recuperação bem mais efetiva, traduzida no retorno rápido do peso antes da gravidez.
5.      Favorece uma gravidez saudável.
A drenagem linfática é contraindicada para gestantes:
1.      Cardiopatas.
2.      Pré- eclampse na gestação.
3.      Hipertensão não controlada.
4.      Gestação de alto risco.
Vale lembrar que a drenagem linfática não é apenas indicada para o período gestacional, mais também no pós-parto, pois a massagem favorece a alto estima, ajuda a reduzir mais rapidamente os líquidos retidos durante toda a gestação, e contribui para a recuperação plena da saúde física e estética, fazendo com que a mamãe volte, o quanto antes possível ao seu corpo de antes, ou até a uma silhueta bem melhor que antes, mais não se esqueça que tudo isso depende da persistência e dedicação da cliente!!
LEMBRE-SE QUE ANTES DE INICIAR QUAISQUER TRATAMENTOS ESTÉTICOS  VOCÊ DEVE PEDIR A ORIENTAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DE SEU OBSTETRA.



AGENDE JÁ O SEU HORÁRIO

Rafaella Lacerda