quarta-feira, 26 de junho de 2013


 
 
 
Adie o envelhecimento 
Descubra como e porque o açúcar pode acelerar o processo de envelhecimento 

Que fatores como estresse, exposição excessiva aos raios ultravioletas, cigarro e poluição são agentes que aceleram o processo de envelhecimento, muita gente já sabe. Mas descobriu-se mais um inevitável vilão destes temidos efeitos da idade: o açúcar! A informação foi divulgada no 68º Encontro Anual da Academia Americana de Dermatologia, realizado recentemente nos Estados Unidos. 
 
Sim, aquele delicioso brigadeiro após o almoço contribui para a flacidez da pele, dos cabelos e até das unhas. Em excesso no organismo, o açúcar liga-se às proteínas em um processo conhecido como glicação. Essa junção forma moléculas que danificam as de elastina e colágeno, responsáveis pela firmeza da pele. 
 
Além disso, o açúcar ainda pode agravar doenças como aterosclerose, diabete e mal de Alzheimer. Não se trata de cortar radicalmente a ingestão de doces, mas controlá-la para viver mais e melhor com sua beleza e saúde. 
 
Mas não pense que apenas os doces possuem açúcares em sua composição. “Todo alimento, no final da quebra de suas moléculas na digestão, transforma-se em diferentes tipos dele”, explica a consultora técnica e farmacêutica da Biotec Dermocosméticos, Mika Yamaguchi. Confira a tabela com o índice glicêmico de vários deles que consumimos diariamente. 
  
Funciona da seguinte forma: se o alimento tiver um grau de IG acima de 60, é porque seu açúcar age com muita rapidez no organismo, então deve ser evitado. Se estiver abaixo, sua ingestão é mais recomendada. 



 
 * Glicação - Envelhecimento Intrínseco 


*A glicação ocorre quanto temos um excesso de açúcar no organismo oriundo de açúcares e outros carboidratos que geram alto índice glicêmico, causando danos às proteínas (elastina e colágeno) por meio de ligações cruzadas (crosslinking), os quais produzem novas moléculas denoninadas Advandec Glycation End Products (AGES). O acúmulo dos AGES ocorre em várias partes do organismo, incluindo o tecido cutâneo, nervoso, vascular, renal e cardíaco, podendo ocorrer dentro ou fora da célula, no compartimento extracelular. Com este fenômeno temos o desencadeamento da aceleração do envelhecimento cutâneo + comprometimento na hidratação. 






Consequências resultantes do Envelhecimento intrínseco (Teoria da Glicação) - A.G.E.s 

. Glicose reage com as proteínas; 
. A reação ocorre mesmo quando na presença de níveis normais de glicose; 
. É a principal causa de complicações graves em pacientes diabéticos; 
. Formação de cross-links irreversíveis entre moléculas de proteína; 
. Leva à perda da elasticidade da pele, característica da pele envelhecida 


Anti-Glicante 

*Os ANTI-GLICANTES atuam na prevenção e como tratamento de diversas desordens metabólicas e doenças associadas ao envelhecimento sistêmico, os objetivos e agir no "rearranjo" das etapas iniciais do processo de glicação. Exemplo de substância anti-glicante : 

*Alistin : Peptidomimético da carcinina que tem a capacidade de proteger o DNA e as proteínas (antiglicante e desglicante), sendo um excelente varredor de radicais livres e carboxílicos. 

Principais Benefícios: antiglicante; antioxidante universal; protege o DNA celular; ação anti cross-linking” das proteínas. 
 


*Agora que você já tem certeza de que o açúcar acelera o envelhecimento da pele, pode lutar contra este efeito. A dica para contra-atacar é, além de manter uma dieta pobre em açúcar e alimentos com alto índice glicêmico, investir naqueles que tenham itens antiglicantes, como o alho, cebola e romã. Apesar de ser difícil trocar um brigadeiro por uma romã, à longo prazo vale a pena. Com atividade física regular, uma dieta saudável e o uso frequente de filtro solar, você consegue manter a sua pele linda e jovem por muito mais tempo.

Letícia Silva Alves

quarta-feira, 19 de junho de 2013

MELASMA

É um distúrbio caracterizado pelo aumento na pigmentação que ocorre devido à hiperfunção do melanócito, célula responsável pela produção da melanina, originando manchas simétricas que variam a tonalidade, indo do marrom claro ao mais escuro.
 Sua formação está relacionada, principalmente, às características genéticas, alterações hormonais, tais como gravidez ou uso de anticoncepcionais, e exposição excessiva ao sol.
Classifica-se :

 - Epidérmico: o depósito de melanina ocorre nas camadas basais e supra basais da epiderme e, ocasionalmente entre as células da camada córnea.
 - Dérmico: observam-se macrófagos carregados de melanina com arranjo perivascular na derme superficial e profunda.
 - Misto: os dois podem coexistir no mesmo tecido.
 - Efélides ou sardas: manchas castanho claras que aparecem na infância, após exposição solar. Tem freqüentemente caráter hereditário aparecendo em particular em indivíduos ruivos.
 - Melanose solar : manchas marrons variando de claras a escuras que surgem no dorso das mãos e antebraços em indivíduos com mais de 40 anos. Por ser o sol o fator desencadeante fundamental deve-se fazer o uso constante de filtros solares em qualquer caso de hiperpigmentação.

Tratamento
O tratamento desta condição cutânea consiste em um cuidado constante com o a exposição solar por meio de filtros e bloqueadores solares que devem ser reaplicados ao longo do dia. São usados tratamentos tópicos diariamente em casa e a terapia pode ser complementada em cabine com a realização de procedimentos como os peelings químicos..
         
















                                                                          Acromia


Ausência total de melanina em determinada região da pele. 


Leucodermia caracteriza-se por manchas brancas, pequenas, de 1 a 5 mm,causada pelo ação acumulativa da radiação solar  de forma prolongada e repetida ao longo da vida, provocando alterações nos melanócitos .



O vitiligo parece ocorrer quando as células imunológicas destroem as células que produzem a melanina . Acredita-se que essa destruição ocorre por um problema autoimune, mas a causa é desconhecida.


 Mayara Souza



segunda-feira, 17 de junho de 2013

Laser de Baixa Potência


O laser de baixa intensidade, também chamado de laser frio, é um tipo de luz bastante utilizado em procedimentos em que há necessidade de estimulação dos tecidos para que este atue de forma mais fisiológica, recuperando assim o equilíbrio da pele e devolvendo a ela certas características que vão se perdendo com o tempo ou que ficam reduzidas por conta de problemas dermato-estéticos.

Sem gerar calor excessivo e destrutivo, como ocorre nos laseres de alta potência utilizados para depilações e resurfacings faciais, o laser de baixa potência age de forma estimuladora onde é aplicado, promovendo um melhor trabalho dos tecidos em tratamento.

Este estímulo luminoso é tão importante que faz deste aparelho um excelente método para recuperar tecidos lesados promovendo sua cicatrização, como ocorre em feridas (úlceras), causadas por varizes ou nas úlceras de pressão (conhecidas vulgarmente como escaras).

Nestes casos, estudos científicos mostram que feridas de dimensões relativamente grandes (chegando a ter 10 a 15 cm), cicatrizem muito mais rápido quando expostas a este tipo de tratamento luminoso. É vantagem o fato de que isto ocorre sem causar dor ou desconforto ao paciente, algo que se busca cada vez mais quando se trata de cuidados com a pele, ainda mais a pele que se encontra ferida.


Em casos de acne este laser é super indicado, pois acelera o processo de cicatrização das mesmas tornando um instrumento que potencializa os resultados de qualquer tratamento estético. 



Rafaella Lacerda

terça-feira, 11 de junho de 2013


O que é PEELING?

Peelings são esfoliações ou a aplicação de substâncias químicas com intuito de eliminar marcas de expressão e manchas. Pode ser químico (com a aplicação de ácidos, como retinóico e salicílico, ou de fenol) ou físico, feito através de processos mecânicos, como: 

- Microdermoabrasão: conhecida como peeling de cristal ou diamante, é a esfoliação da pele com microcristais de óxido de alumínio. Esse método reduz as rugas finas e as manchas, além de melhorar a textura da pele; 

- Dermoabrasão: feita com lixas de alta rotatividade, é indicada para remover 
cicatrizes; 

Níveis de peeling

O peeling pode ser aplicado de forma superficial, muito superficial, de forma média ou profunda na pele, dependendo da região atingida.

Cada nível é utilizado para um tipo especifico de tratamento:
Muito superficial: camada superior da epiderme, ajuda a remover manchas superficiais, descamações e aspereza, e deixa a pele mais macia e brilhante.
Superficial: atinge a epiderme e remove manchas superficiais, acne ativa, pequenas rugosidades e aspereza.
Médio: atinge a epiderme, derme papilar e camadas superficiais da derme reticular e é usado para suavizar rugas, manchas, sulcos faciais e cicatrizes de acne.
Profundo: atinge a derme reticular, e é indicado para suavizar o envelhecimento total da pele, e cicatrizes profundas de acne.

PEELING DE MAÇÃ

O peeling de maçã é um tratamento de esfoliação à base do ácido da maçã, que promove uma pele viçosa, macia e que clareia pequenas manchas. 
Por não ser agressivo é possível ser usado também no verão. Uma das substâncias que permite o uso em tempos quentes é a ausência do ácido salicílico.
Adcos é a primeira empresa a investir nessa novidade. 
Embora ele sirva para todos os tipos de pele, existe uma única contra-indicação: para quem for alérgica ao ácido acetilsalisílico (o mesmo elemento encontrado no medicamento AAS), pois ele provoca vermelhidão.
A esfoliação de maçã, além de servir para a pele do rosto, é possível ser usada em outras partes do corpo, como axilas e virilha, onde muitas vezes com a depilação ganham uma coloração escura; por isso o tratamento é eficaz também no clareamento dessas manchas. São indicadas pelo menos oito sessões desse peeling, uma vez por semana. Mas com uma sessão você já nota uma pele muita mais viçosa, macia e iluminada!

Benefícios:
-Suavização de rugas finas;
-Remoção de células mortas;
-Renovação celular;
-Redução de poros dilatados;
-Efeito lifting.


PEELING DE DIAMANTE

 peeling de diamante pode ser feito por esteticista .
 O método consiste em uma micro dermoabrasão superficial, que é uma esfoliação da pele. Uma ponteira de diamante, conectada a um aparelho de vácuo, desliza sobre a pele e a comprime contra o diamante, fazendo a esfoliação.
  O método é indolor, não provoca descamação e não deixa a pele marcada após o procedimento. Por ser um tratamento bastante suave, são necessárias de 5 a 10 sessões. De acordo com cada caso, as sessões podem acontecer 1 vez por semana ou a cada 15 dias. Após o tratamento com peeling de diamante, é preciso evitar tomar sol.
Quais os resultados? O tratamento é menos agressivo do que alguns tipos de peeling que utilizam substâncias químicas, por isso pode ser feito em todos os tipos de pele. É indicado para clarear manchas na pele, tratar a flacidez e as estrias.


PEELING MANDÉLICO
peeling mandélico é uma técnica que, através da retirada das camadas superficiais da pele, promove a renovação celular e o estímulo da produção de colágeno e de outras substâncias benéficas para a sua regeneração.
Existem diversos tipos de peeling, cada um indicado para o tratamento de um tipo de problema e um tipo de pele. Os peelings químicos podem proporcionar ótimos resultados, e seguem em alta na indústria cosmética.
Um dos peelings químicos mais populares atualmente é o peeling mandélico, que age através de ácidos manipulados que atuam na pele de forma específica para promover o tratamento de cicatrizes de acne, suavização de rugas e manchas de pele.
Como o peeling mandélico é realizado com ácido, deve ser feito apenas e clínicas estéticas devidamente registradas, para que o ácido seja administrado da forma correta e o paciente evite acidentes e ferimentos.
Vantagens
Este tipo de peeling é indicado para tratar peles oleosas com conter propriedades antibióticas, e por isso acaba auxiliando no combate à acne.
O ácido mandélico (AHA) pode ser usado durante o verão e não deixa a pele fotossensível, por isso o paciente pode receber luz solar, desde que devidamente protegido por um protetor solar adequado para seu tipo de pele.
Outras vantagens deste método é que ele possui grande capacidade de rejuvenescimento celular.

Ariane Assis