terça-feira, 27 de março de 2012

O que são Xenobióticos?

São substâncias tóxicas de origem sintética, que se acumulam no organismo causando efeitos nocivos como queda do sistema imunológico (defesa), danos neurológicos, diminuição da qualidade do sêmen, câncer de testículo, câncer de mama, artrite e outras doenças reumáticas.

Na estética, causam inflamação, levando ao aparecimento de celulite, envelhecimento precoce e flacidez da pele.

Essas substâncias estão presentes nos agrotóxicos, plástico, alumínio, conservantes e aromatizantes.

Como eu faço para eliminar essas substâncias da minha dieta?

O mais importante nesse passo é, pelo menos, diminuir essas substâncias da alimentação.

Comece diminuindo o consumo de alimentos industrializados. Substitua os alimentos congelados por alimentos caseiros, substitua os alimentos enlatados por congelados in natura, substitua os sucos industrializados por sucos naturais ou polpas.

Outra dica é o modo de preparo dos alimentos. Não faça o frango assado com papel alumínio, já que esse metal pode contaminar o alimento. Substitua o papel alumínio por papel manteiga.

Não utilize os potes plásticos para esquentar os alimentos, use os potes de vidro. O plástico também tem substâncias que podem contaminar os alimentos.



quinta-feira, 15 de março de 2012

Como a Nutrição Pode Retardar o Envelhecimento?

O processo de envelhecimento, também, ocorre por produção de substâncias oxidantes e radicais livres dentro do organismo.

Os oxidante em excesso podem produzir inflamações nas fibras colágenas, além de diminuírem a quantidade de oxigênio dos vasos, quadro esse conhecido como hipoxia. A superprodução desse elemento pode ser causada pela consumo de agrotóxicos, aditivos presentes nos plásticos e metais pesados.

Já os radicais livres livres podem produzir efeitos nocivos às proteínas da pele, gorduras e DNA. Sua produção ocorre pelo processo de inflamação.


Quais nutrientes podem retardar o envelhecimento?


  • Antioxidantes -  vitamina a, c e, licopeno e selênio.


  • Fibras


  • Água

Onde encontramos esses nutrientes nos alimentos?

Fibras -  acelga, agrião, alho-poró, brócolis, caju, carambola e outras.

Vitamina A - moranga, manga, mamão, folhas verdes, gema de ovo e queijos.

Vitamina C - acerola, goiaba, morango e laranja.

Vitamina E - ovos, óleos vegetais, leite e seus derivados.

Licopeno - tomate, melancia, goiaba, mamão e caqui.

Selênio - castanhas do pará, frutos do mar, aves e carnes vermelhas, grãos de aveia e arroz integral.

 


Naturologia: o que ela pode fazer por você?


A Naturologia é uma ciência que estuda e resgata as terapias naturais antigas e tradicionais, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, promovendo o bem estar e a melhora na qualidade e estilo de vida, de forma integral, equilibrando o indivíduo com o meio em que vive, orientando-o para o auto-conhecimento e motivando sua auto-estima para manter o auto-cuidado.

Muitos ainda não conhecem esta profissão nova inserida na área da saúde, mas provavelmente já devem ter ouvido falar de alguma das suas ferramentas de cuidado, como  a Massoterapia, Cromoterapia, Colorpuntura, Auriculoterapia, Iridologia, Reflexologia, Aromaterapia, Terapia Floral, Hidroterapia, Medicina Ayurveda, Medicina Tradicional Chinesa, Antroposofia, Arteterapia, Fitoterapia, Meditação e Yoga.

Numa era onde o estresse e a ansiedade afetam nosso cotidiano, o naturólogo é um profissional capaz de recuperar o equilíbrio, identificando e analisando os desequilíbrios através de suas habilidades práticas sob o olhar integral e em indicar procedimentos e recomendações terapêuticas para a busca de harmonia entre mente, corpo físico e campo energético.

Deixe um naturólogo cuidar de você!

by Vivian Elise Rampim